Todas as cores de Nick Fury

Recentemente, defendi a escalação de Samuel L. Jackson como Nick Fury no filme do Homem de Ferro. A resposta foi se eu aceitaria o Eminem interpretando Michael Jordan no cinema, ou uma mulher de Lanterna Verde. Minha resposta foi a seguinte:

Nick Fury tem tapa-olho, charuto e armas futuristas. Pouco importa se é branco ou negro. Tanto que o Nick Fury da série Ultimate (que a Andreis mencionou) é negro e a cara do Sam Jackson e funciona extremamente bem.

O Dr. Estranho poderia ser uma mulher negra, desde que fosse uma profissional de sucesso que sofreu um acidente causado pela própria arrogância e que descobriu redenção através da magia. Lanternas Verdes podem ser tudo, como prova a popularidade de John Stewart. O Flash só precisa usar colante vermelho e ser rápido.

Na hora de pôr na tela do cinema, eu acho BOM quando os cineastas não se preocupam com as filigranas (a cor do uniforme dos X-Men) e vão direto ao núcleo do que torna os personagens o que são (preconceito, mansão, escola, cadeira de rodas). Quem viu as fotos de Heath Ledger como Coringa sabe que ele não se parece com nenhum Coringa que já vimos antes, e que ainda assim ele parece uma excelente interpretação do que o Coringa pode ser.

Aparência é essencial para figuras históricas, como Jordan, Pelé e Ali. Mas personagens de ficção aceitam variações. Ergo: go Sam Jackson go.

This entry was posted in Cinema, Quadrinhos. Bookmark the permalink.

13 Responses to Todas as cores de Nick Fury

  1. cardoso says:

    Lembrança aos cripto-racistas:

    Michael Clarke Duncan, como o Rei no filme do Demolidor foi um dos poucos (senão o único) entre os personagens que passou a SENSAÇÃO que tínhamos ao ler os quadrinhos.

  2. alexandre r. says:

    acredito que, após participar de longo debate, a questão foi definida: nick fury é branco. samuel é negro. não pode ser nick e nem batman.

  3. Cisco Costa says:

    Cardoso: não é cripto-racismo da parte de ninguém.

    Alexandre: tu e o Mojo continuam mais errados que um criacionista cientologista geocentrista mórmon.

  4. ARQUEIRO VESGO says:

    NICK FURY É BRANCO E ANGLO-SAXÃO (assim ele foi concebido pelos geniais Stan Lee e jack Kirby)!!!

  5. eu leio revista da marvel desde dos anos 60s , 70s, 80s, 90s , eo nicky fury sempre foi branco seria como colocar o pantera negra de tigre branco não sou racista porque eu sou negro e ficou estranho o nicky negro ja ouve tentativas de mudar alguns personagens mas não agradou os fãs da marvel ou da dc comisc …

  6. F. César says:

    Sou afro descendente e leio gibi desde os anos 70, além dos bastidores. Não sei de quem foi essa idéia, mas Nick é branco. Ridículo o que fizeram, assim como foi feito com o Rei em Demolidor. Até no desenho da Disney o Nick está negro, não concordo. Vai contra o processo histórico do personagem e seus criadores, além do descompromisso com os fãs.

  7. Nanda says:

    Ah, pelo menos a marvel tá tentando botar personagens negros e já haviam personagens originalmente negros. Eu até gosteei do nick fury negro :) dá mais charme! Ainda tá muito a frente da DC nesse conceito :x

  8. RIVASUD says:

    ALGUMAS MUDANÇAS EM VERSÕES DA MARVEL ME IRRIA, ESSE CASO DE MUDAREM NICK É ABSURDO, NADA HAVER COM RACISMO ISSO É TEORIA DE IDOTA ACHAR QUE QUEM É CONTRA É RACISTA, OUTRA QUE ME DECEPICIONOU, NAO SEI SE PEGARAM, A PRIMEITRA GUERRAS SECRETAS TIVE COLEÇÃO COMPLETA NUNCA VI UMA MULHER ARANHA AI RELANÇARAM COM ELA … AFFF FOI PRIMEIRA DECEPÇÃO MINHA COM A MARVEL COMO A ORIGEM DO UNIFORME NEGRO DO HOMEM ARANHA, OUTRA MERDA QUE FIZERAM…

  9. Rah! says:

    não tem problema o ator não parecer com o personagem das Hqs? Queria ver se fizessem o Thor negão com uns dread ¬¬

  10. juka says:

    Tem de ser de acordo com o personagem, como o Rah falou (há 2 anos! pqp onde eu vim parar”). Um Thor negão não faria sentido nenhum, é um deus da mitologia nórdica, mas Nick Fury é um militar, carreira pautada pelo talento, onde o racismo até existe, mas é bem menor que na sociedade em geral. Bruce Wayne é um magnata branco, seria ridículo trocarem a cor dele. Lanterna Verde é uma escolha dos aliens, tanto faz a cor, pode ser até verde. O Rei do Crime não conheço a história suficiente para saber se faz sentido trocar a cor dele.

  11. Francisco says:

    O problema não é a cor. É a própria personagem. Uma vez concebida, torna-se uma “pessoa” de um mundo “real”. E pessoas não mudam de cor assim, sem mais nem menos, sem uma explicação lógica, algo que possa ser aceito de forma crível.

  12. Braz says:

    Concordo com tudo que foi falado, porem meu problema é que o Nick Fury que conheci era coronel na 2ª guerra, líder do comando selvagem onde seu braço direito era o Duncan (dum-dum) e que ambos já eram amigos do Capitão América e são tão velhos quanto ele mas graças a um soro que eles tomam permanecem digamos em muito boa forma chegando assim ao comando da shield moderna e é isso que pega pois na 2ª guerra havia muito mais racismo e dificilmente um negro chegaria a um alto posto de comando importante e isso é confirmado no filme que fala da historia dos pilotos negros da 2ª guerra, então nessa linha de visão porque ele virou negro? Se me dissessem que em algum momento houve um acidente e que pra salvar a vida do Nick sua consciência foi transferida para outro corpo (no caso negro) acredito que seria muito mais fácil pra todos aceitar a mudança de cor da personagem.

    • Cisco Costa says:

      Eu escrevi o post original muitos anos atrás, mas ainda diria que vários desses aspectos, incluindo a participação na segunda guerra, são secundários e que Sam Jackson foi uma excelente escolha. Mas para ser nerd na resposta:

      1) Nick Fury era sargento durante a guerra, não coronel.
      2) Infelizmente, as tropas americanas só foram integradas depois da Segunda Guerra, mas mesmo naquela época o exército já tinha até um general negro, Benjamin O. Davis Sr.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *