Misha Glenny e a McMáfia

A palestra de Misha Glenny no TED deveria ser um manifesto pela legalização das drogas e a redução drástica dos impostos de importação e sobre cigarros e bebidas. Glenny, autor de McMáfia (português, inglês), descreve o modo como conflitos globais são alimentados pelas oportunidades financeiras criadas pelas proibições. Glenny não fala diretamente sobre isso, mas fica claro que muitas dessas oportunidades só existem porque os impostos são tão grandes que o contrabando se torna atraente.

Em um segundo vídeo, uma entrevista com Glenny, ele descreve (minuto 30) como os traficantes são explicitamente contra a legalização e entendem perfeitamente que sua lucratividade depende da proibição. No final (minuto 36), explica como a violência associada à proibição das drogas está alimentando o terrorismo islamista no Afeganistão, o que os libertários gostam de chamar de “a Guerra contra as Drogas está sabotando a Guerra contra o Terror”.

Independentemente das minhas opiniões libertárias, é um bom vídeo para quem se interessa pela economia do crime e uma boa propaganda para o livro. Comprarei.

This entry was posted in Economia, Libertários. Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>