Acabo de voltar do lançamento de Cachalote, a graphic novel de Daniel Galera e Rafael Coutinho, então não posso comentar sobre a obra como um todo. Primeiras impressões:
* Por uma graphic novel de 320 páginas, desse tamanho e com papel dessa qualidade, R$45,00 é uma pechincha, mas R$36,00 na Cultura deve fazer as outras editoras processarem a Cia. das Letras por práticas anticompetitivas.
* A falta de número de páginas é incômoda e atrapalha a conversa sobre o romance. Dificulta ainda mais tentativas de postar/twittar/etc. sobre a obra durante a leitura.
* Pelo menos no começo, Cachalote é mais visual do que eu esperava de um escritor que nunca fez quadrinhos antes e que, até onde saiba, nunca foi um profundo entendedor da mídia. Grande mérito para o Coutinho no ritmo da narrativa, mas também muito mérito para o Galera por saber aproveitar as vantagens da mídia e do colaborador.
* Para quem não vê vantagem em ter livros autografados: desenhistas fazem sketches. Quem tiver a oportunidade de comparecer a um evento com os autores (o próximo é em Curitiba; ver o site do Galera) não pode perder.
Categorias
Arquivos