Por Fora da Copa

Todo mundo deveria comprar Por Fora da Copa: Um guia sobre o que realmente importa no mundial, inclusive futebol (Kindle BR, Kindle US), do Eduardo Menezes.

Ou pelo menos todo mundo com QI acima de 115. É como ter 32 conversas com um amigo inteligente que entende a relação do esporte com o resto da vida e a sociedade, com a vantagem da transcrição estar arquivada para consultas futuras. São ensaios espirituosos e perspicazes, exatamente na medida certa para querer ler um segundo sempre que se termina o primeiro. Meus favoritos, aliás: Colômbia, Nigéria, México, Austrália, Chile.

Na dedicatória, o Menezes escreveu “Cisco, Por favor encontre todos os erros. Obrigado”. Não posso negligenciar a responsabilidade:

  • México, p. 19: Está escrito “a rede de que controlar um time” em vez de “a rede que controlar um time”.
  • Colômbia, p. 48: Está escrito “Robin Wood” em vez de “Robin Hood”.
  • Uruguai, p. 72: Menezes escreve que “não registramos tensões de fronteira durante toda nossa história”. A Guerra da Cisplatina discorda.
  • Estados Unidos, p. 138: O contraste entre “os cristãos do Celtic” e “os protestantes do Rangers” sugere que protestantes não são cristãos. Conheço quem talvez até concordasse, mas acho que o Menezes não é um deles.

Pronto, missão cumprida. Não tenho do que mais reclamar. Agora comprem, presenteiem, distribuam.

This entry was posted in Esporte, Livro Não-Ficção. Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *